quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ESTUDO - O Drama de Absalão (Parte II).

ESTUDO - O Drama de Absalão (Parte II).

O Drama de Absalão (Parte II).
Mal 4:6 e II Sam 13-18

Consequências da Maldição Familiar

Davi fugia de olhar nos olhos dos filhos. Não confrontou Amnom no caso do incesto de Tamar. Foi Absalão que teve de acolher a irmã. Não confrontou Absalão antes deste matar Amnom, quando todos já sabiam que el ia atentar contra a vida do irmão. Não confrontou Absalão, depois que matou a Amnom. Absalão fugiu, ficou 3 anos desterrado; voltou para perto do pai; Davi não foi vê-lo, nem o chamou. Não confrontou Absalão, quando este voltou do exílio e foi morar a 2 Km da casa do pai.
Todavia, Davi não é o único responsável por todo esse drama. Absalão não soube administrar suas crises e abriu uma brecha para Satanás desenvolver, em seu coração, uma bomba de ódio que iria explodir dentro dele, destruindo-o juntamente com a sua família.
O que foi que tudo isso gerou no coração de Absalão:

1. A Maldição do ódio

Sabe o que Satanás gestou, engendrou, engravidou na alma de Absalão? Uma bomba. Uma bomba “O”, mais forte do que a Bomba H, mais forte do que a bomba atômica: a bomba do ódio, da amargura sufocada, não resolvida, a qual era, todo dia, incrementada pelo diabo.

Primeiramente, surgiu no coração de Absalão ódio do pai, devido à situação de Tamar

-“Como é que papai não faz nada?! Nem chamou a moça para consolá-la, para resgatá-la, para redimi-lá publicamente!! Ele também não fez nada com Amnom!”
O ódio foi tão grande, que depois dos 2 anos de silêncio, Absalão matou o irmão. E, quando foi para o exílio, diz a Bíblia (II Sm 14:27) que nasceu a Absalão uma filha, a qual ele chamou Tamar. Sabe o que Absalão quis dizer ao pai com isso?
“Davi tem uma filha e lhe põe o nome de Tamar, que significa “palmeirinha”, plantinha frágil que precisa ser tratada com cuidado. Mas ele não cuida dela. A minha nasceu. O seu nome é Tamar. E eu quero ver se alguém vai tocar nela.” Isso é uma declaração de ódio e de amargura que inundam o coração desse filho! ter ódio de Joabe. Para ele., o pai dava muito atenção a Joabe do que ao filho. Para ele, Davi tinha mais tempo para Joabe do que para o filho, Absalão odeia todos aqueles que, de algum modo, possuem a alma do pai.
Prova eloquente disso é que quando Absalão torna-se rei, para comandar os exércitos de Israel, no lugar de Joabe, ele chama a Amassa. Sabe quem era Amassa? O pai desse homem tinha um caso com uma parenta íntima de Joabe (II Sm 17:25). Com isso Absalão está lavando roupa suja, desnudando a podridão da corte, pondo tudo isso para fora, ventando todo o seu ódio para todos os lados, em todas as direções.
Quantos irmãos se odeiam porque acham que o pai gosta mais de um do que do outro?. Quantos filhos trabalham, para derrubar empresas do pai, por ciúme? Quantos ministérios tem sido motivo de revolta por parte do filho, por achar que o pai dá mais importância à igreja do que a ele. Há casos de pessoas que tem ciúmes até de objetos. Um garoto arruinou o carro do pai riscando-o com gilete, por ciúmes. Isto é muito sério.
A maldição do ódio só se quebra quando pais e filhos vivem um relacionamento franco, transparente, no qual a verdade e a sinceridade se somam a uma prática de amor genuíno constante e compromissado com as necessidades dos membros da família.

2. A maldição do Amor fácil

2.1. Absalão sente ódio do pai em relação a seu próprio caso em particular

Absalão não consegue entender como é que o pai o deixa sair, não o chama. O pai o exila, o pai o traz de volta, mas não o vê. O pai não trata do assunto, o pai não o sacoleja, o pai não o enfrenta, o pai não sacode, em nome de Deus. Absalão chega a dizer: “Digam ao papai para me matar, mas para, pelo menos , me olhar na cara!” O pai tenta resolver a situação dando um beijinho e dizendo-lhe: “Vai embora.” Absalão fica irado e sai com um ódio enorme no coração.
Filhos não querem amor fácil, não querem que você faça de conta que o pecado não é pecado, não querem que você alise a cabeça deles como se nada tivesse acontecido. Filhos gostam de integridade, gostam de sinceridade, gostam de olhos nos olhos, gostam de perdão, gostam de ver um pai que chora ou uma mãe que não vende barato os princípios de Deus na vida.
A maldição do amor fácil, descompromissado se quebra mediante ação, compromisso, seriedade e afirmação dos princípios de Deus na vida.

3. A maldição dos pecados passados não perdoados

O ódio cresce ainda mais. Surge no coração de Absalão ódio dos pecados do pai. Sabe o que Absalão faz, quando dá o golpe de Estado, quando toma o poder? Um dos homens que ele chama para ser seu conselheiro pessoal é um certo Aitofel. Sabe que é esse homem? É o avô de Bate-Seba (II Sm 11:3; 23:34). E sabe quem é Bate-Seba? É o caso de Davi. Com isso Absalão imaginava: “Vou dar uma ferroada no papai, agora”.
Esse homem Aitofel jamais conseguira perdoar a Davi. O seu ódio por Davi ter entrado na vida da neta dele era tão grande, que ele dá o seguinte conselho a Absalão: “Olha o que seu pai fez as escondidas com minha neta, eu o aconselho a fazer com as mulheres concubinas dele, possuí-las, no telhado da casa real, para que todo o Israel veja.”
Segundo as leis da época, apenas o sucessor do rei, em caso de morte deste ou de sua deposição, poderia tomar as mulheres do seu antecessor. Pelo que fez, Absalão merecia a morte, de acordo com a lei mosaica (Lev. 20:11). Aitofel, com esse conselho, pretendia anular qualquer possibilidade de reconciliação entre Davi e Absalão. Observe o ódio que o diabo gerou no coração de Aitofel, que por sua vez, realimenta o ódio de Absalão por Davi, seu pai.
Às vezes numa briga de família, você se vê surpreso, ao ver coisas antigas virem à tona com uma força tremenda, pecados passados, erros jogados na cara, na hora da tensão. O diabo usa isto para tirar a autoridade e evitar o confronto com o pecado. Esta maldição se quebra no sangue de Jesus, que nos dá posse definitiva do perdão de Deus.
A maldição dos pecados passados não perdoados se quebra com o exercício do perdão diário no interior da família, em suas relações desde as mais corriqueiras e superficiais até as mais íntimas e profundas

4. A maldição do ciúme.

Por último, Absalão sente ódio dos amigos do pai. Ele passa a ter ódio de Joabe. Para ele, o pai dava muito mais atenção a Joabe do que ao filho. Para ele, Davi tinha mais tempo para Joabe do que para o filho. Absalão odeia todos aqueles que, de algum modo, possuem a alma do pai.
Prova eloquente disso é que quando Absalão torna-se rei, para comandar os exércitos de Israel, no lugar de Joabe, ele chama a Amasa. Sabe quem era Amasa? O pai desse homem tinha um caso com uma parenta íntima de Joabe (II Sam 17:25). Com isso Absalão está lavando a roupa suja, desnudando a podridão da corte, pondo tudo isso para fora, ventando todo o seu ódio para todos os lados, em todas as direções.
Quantos irmãos se odeiam porque acham que o pai gosta mais de um do que de outro? Quantos filhos trabalham para derrubar empresas do pai, por ciúme? Quantos ministérios tem sido motivo de revolta por parte dos filhos, por achar que o pai dá mais importância à igreja do que a eles. Há casos de pessoas que têm ciúmes até de objetos. Um garoto arruinou o carro do pai, riscando-o com uma gilete, por ciúmes. Isto é muito sério. O amor gera estabilidade, confiança e equilíbrio emocional e familiar.
A maldição do ciúme só pode ser quebrada com a segurança do amor, o qual gera estabilidade, confiança e equilíbrio emocional e familiar.

Atitudes Práticas que Nos Ajudam a Evitar a Maldição Familiar

A tragédia de Davi e Absalão deve nos ensinar algumas lições práticas.
Só o que nos salva da tragédia familiar é a nossa conversão aos nossos filhos.
Não adianta só ter boas intenções para com os filhos; não adianta dar-lhes nomes santos; não adianta trabalhar por eles; não adianta apenas dizer: “Oh! Deus Toma conta deles!”
Porém, você tem que se converter a eles, para que a terra não seja ferida com maldição.
Eu não quero ganhar o mundo inteiro e perder meus filhos. Eu não quero ser conhecido como o grande homem de deus no Brasil, com a casa arruinada. Meu primeiro compromisso na vida é com Deus. O meu segundo compromisso na vida é com minha mulher. O meu terceiro compromisso na vida é com meus filhos, e o meu ministério “vem a reboque”.
Pais convertidos aos seus filhos investem tempo neles. Você pode ser muito ocupado, mas não deve esquecer que, entre as prioridades de sua agenda, deve abrir espaço para seus filhos; espaço para orar com eles, para jogar conversa fora com eles, para caminhar na praia com eles, para tomar um café junto com eles, para deitar numa rede e contar história para eles, para consertar um brinquedo quebrado de algum deles, para assistir a uma apresentação na escola deles, para ouvir os grandes e pequenos problemas do mundo deles.

Marcas de Pais Convertidos aos Seus Filhos

Pais convertidos aos filhos não transferem responsabilidades, nem para o melhor avô, nem para a melhor avó, nem para o filho mais velho e mais responsável, nem para o pastor mais consagrado, nem para o psicólogo mais renomado, nem para a escola mais conceituada, nem para a igreja mais ungida.
A responsabilidade pelos meus filhos, como pai que sou, é minha, é minha, é minha e é minha; e não é de mais ninguém! A responsabilidade, como pai e mãe de seus filhos, é sua, é sua, é sua e é sua! E não é de mais ninguém!
Pais convertidos a seus filhos não minimizam o poder das amarguras familiares. Não dizem: ”Isso é briga de irmãos. É desavença deles. Eles não se dão muito bem, maus um dia eles se acertarão.”
Pais convertidos a seus filhos não brincam com o ódio existente entre os filhos e não acham que isto é algo sem importância; ao contrário, levam tal situação a sério, buscando resolvê-la.
Davi era muito melhor do que eu. Mas, Amnom possuiu a Tamar, Absalão matou a Amnom; Salomão matou a Adonias e este odiava a todos. Meu Deus! Se isto pode acontecer na casa de Davi, pode acontecer na minha casa, pode acontecer na sua casa. Não brinca com isso! Pode acontecer, especialmente, onde há dinheiro. Como tenho visto, ultimamente, familiar brigando por causa de dinheiro!
Pais convertidos a seus filhos consideram, cuidadosamente, os sentimentos perniciosos, nocivos a uma relação familiar sadia e os tratam de forma amadurecida. Expelem tais sentimentos do fundo da sua alma e da alma dos filhos, em nome de Jesus, enquanto há tempo; tratam desses sentimentos; oram por eles; conversam sobre eles; choram por causa deles; investem tempo no enfrentamento e na resolução deles, enquanto ainda há tempo.
Pais convertidos a seus filhos não reagem aos filhos apenas emocionalmente. A Bíblia nos diz em II Samuel 13:39, que Davi um dia ficou cheio de ódio por Absalão. Porém, quando o ódio passou, ele não fez mais nada. Davi não demonstrou nenhum senso de justiça, nenhuma preocupação com princípios morais e divinos, nenhuma preocupação em tratar do assunto, mesmo depois de aplacado o ódio, até porque o crime e pecado haviam sido cometidos.
Filhos odeiam pais emocionais, que são apenas capazes de espancamento, da gritaria e da brutalidade, mas que não agem baseados em princípios de justiça, de verdade, de coerência e de integridade.
Pais convertidos a seus filhos não fogem dos seus pecados da juventude, antes os resolvendo na presença dos filhos. No entanto, se só o que salva a nossa família de uma tragédia é a conversão dos pais aos filhos, também só que salva os filhos da tragédia pessoal é a conversão do seu coração aos pais.

Marcas de Filhos Convertidos aos Seus Pais

Filhos convertidos aos pais entendem, pelo menos, três coisas:
• Em primeiro lugar, filhos convertidos aos pais têm consciência de que não estão fadados, predestinados a serem produto dos pecados dos pais, nem a cometerem os mesmos erros deles.
Não podem pensar que, por serem filhos de escorpião, têm que, necessária e infalivelmente, dar ferroada a vida inteira. A propósito disso, há uma história engraçada, onde um escorpião pede a um sapo que o leve nas costas, a fim de atravessar um rio. O sapo lhe responde:
- Você está louco? Se eu o levar, no meio da travessia você me pica e eu morro.
- De jeito nenhum, falou o escorpião. Se eu o picar e você morrer, morro eu também. Pois, não sei nadar.
A travessia ia muito bem. Até que num determinado momento...
- Ai! Você me picou! Agora nós vamos morrer! Por que você fez isso? Perguntou o sapo.
- Desculpe, mas não pude resistir à minha natureza, respondeu o escorpião.
Jesus veio ao mundo para arrancar-nos essa natureza de escorpião. Veio ao mundo para “desensinar” você a ferroar.
• Em segundo lugar, filhos convertidos aos pais não atribuem ao tempo a cura dos ferimentos da alma. Não ficam pensando que o tempo vai fazer com que o ódio ao pai, a Amnom, a dor pela Tamar e demais angústia vão sarar. Tratam da solução hoje. Expurgam tais sentimentos da alma hoje. Deixam o Espírito Santo desenraizar tais amarguras hoje. Permitem que o Espírito de Deus os livre de todo ódio hoje, pois hoje é o dia.
• Em terceiro lugar, filhos convertidos aos pais tomam cuidado para não caírem na teia das amarguras familiares Cuidado, você que é filho, com a cobiça que está crescendo, com as ambições que estão se desenvolvendo. Cuidado, você que é pai, com a administração e a divisão da herança. Cuidado! Cuidado, para você não cair numa teia de ódio: ódio do pai, ódio dos amigos do pai, ódio do irmão, ódio da irmã, ódio, ódio e ódio. Cuidado!

Conclusão

Estas são as maldições que devemos nos preparar para quebrar em nossos lares. Não podemos mais nos conformar com a destruição das famílias. Nossa oração é que pais e filhos possam encontrar o caminho da conversão, do perdão, da reconciliação, do diálogo, do encontro, do choro solidário e da comunhão.
Que Deus possa ajudá-lo a expurgar a amargura da alma, a expelir o prazer sádico da vingança, o masoquismo da autocomiseração. Que Deus o ajude a enxergar o valor da família, a preciosidade da relação entre um pai e um filho, entre uma mãe e uma filha. Que você possa dar valor, não apenas ao que tem dentro da sua casa, mas dar valor ao que você pode construir dentro dela.
Quando pais se converterem aos seus filhos, filhos se converterem aos seus pais, maridos se converterem a suas esposas, esposas se converterem a seus maridos, quando você deixar o ódio cair por terra e o Espírito Santo encher o seu coração de amor, de perdão e de reconciliação, a maldição estará quebrada na Terra.
Pastor Carlos Alberto Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário